Editora Filocalia
Uma editora que prioriza o belo, em todas as suas manifestações.

Sobre os Autores

Cláudio Neves

Cláudio Neves

O poeta, ficcionista e ensaísta carioca já ganhou diversos prêmios literários e colaborou com vários jornais e antologias. Ensina língua portuguesa em colégios e cursinhos. Seus poemas receberam críticas positivas de Antonio Carlos Secchin, Marco Lucchesi, Paulo Henriques Britto, André Seffrin, Antonio Carlos Villaça, entre outros.

Margaret Barker

Margaret Barker

Margaret Barker é uma das mais relevantes teólogas cristãs contemporâneas, formada pela Universidade de Cambridge, ex-presidente da Sociedade para o Estudo do Antigo Testamento, pregadora metodista e Doutora em Divindade – título honorário que lhe foi concedido em 2008 pelo Arcebispo da Cantuária. Também compõe o simpósio Religião, Ciência e Meio Ambiente, convocado pelo patriarca ecumênico Bartolomeu I. Sua teologia do templo fornece uma perspectiva original para ler os textos do Antigo Testamento e entender a expectativa judaica pelo Messias, o modo como os cristãos primitivos viam a si mesmos, a formulação da doutrina da Trindade, o estabelecimento do cânon bíblico, entre outras questões teológicas.

Guillaume Néry

Guillaume Néry

Guillaume Néry é um apneísta francês, nascido em Nice. Tornou-se em 2002 o mais jovem recordista entre os mergulhadores livres, quando alcançou 87m de profundidade – marca que ele mesmo veio a superar, conquistando outros três recordes mundiais. Em 2008, esteve entre os campeões da modalidade coletiva do esporte e, em 2011, foi o campeão individual, chegando a –117m. Atualmente, sua maior marca – e o recorde francês – é de 125m abaixo da superfície do mar. Também atua como instrutor de apneia em sua cidade natal. Protagonizou curtas-metragens de Julie Gautier, entre os quais o filme Free Fall (Queda Livre), que já obteve mais de 26 milhões de visualizações no YouTube. Também estrelou o videoclipe da música “Runnin' (Lose It All)”, interpretada por Beyoncé, Naughty Boy e Arrow Benjamin. É palestrante do TED Talks francês.

Blaise Pascal

Blaise Pascal

Nasceu em Clermont-Ferrand em 1623. Durante sua breve vida, destacou-se nos campos da matemática, da física, da religião e da literatura. Convertido ao Jansenismo, engajou-se com determinação em uma controvérsia com os jesuítas, a qual culminou n’As Provinciais, às quais deve principalmente, junto com a obra Pensamentos, sua fama literária. Morreu em 1662 em Paris, após uma longa enfermidade.

Germain Habert

Germain Habert

Germain Habert (1604-1654), escritor e clérigo parisiense, foi, ao lado de Chapelain, Godeau, Malleville, Gombauld e outros, um dos participantes do grupo literário que, sob a proteção do cardeal Richelieu, deu origem à Academia Francesa. Em 1635, recebeu de Richelieu a abadia de Cerisy e começou a participar de atividades da Companhia do Santo Sacramento. Além de Metamorfose dos Olhos de Fílis em Astros, sua obra mais famosa, escreveu também outras poesias, algumas paráfrases dos Salmos e Vie du cardinal de Bérulle.

Fílon de Alexandria

Fílon de Alexandria

Fílon de Alexandria foi um filósofo judeu (c 10 a.C. -c. 50) que viveu durante o período do helenismo.
Tentou uma interpretação do Antigo Testamento à luz das categorias elaboradas pela filosofia grega e da alegoria. Foi autor de numerosas obras filosóficas e históricas, onde expôs a sua visão platônica do judaísmo. Surge como o primeiro pensador a tentar conciliar o conteúdo bíblico à tradição filosófica ocidental.

Cornelius Jansenius

Cornelius Jansenius

Cornelius Jansenius (1585-1638) foi um filósofo e teólogo neerlandês. Professor na Universidade de Louvain, dedicou-se ao estudo da teologia agostiniana em oposição aos jesuítas. Foi nomeado bispo de Ypres, na Bélgica, em 1635. O jansenismo, movimento teológico católico iniciado na França, enfatizava o pecado original, a depravação humana, a necessidade da graça divina e a predestinação. O centro teológico do movimento foi o convento da abadia de Port-Royal, em Paris, que foi um celeiro de escritores, entre os quais Duvergier, Arnauld, Pierre Nicole, Blaise Pascal e Jean Racine.

Santo Agostinho

Santo Agostinho

Santo Agostinho (354-430) foi um importante filósofo e teólogo cristão. Ensinou retórica em Roma e Milão. Viveu num monastério por algum tempo. Em 395 tornou-se bispo de Hipona (cidade do norte do continente africano). Escreveu diversos sermões importantes.
Segundo Santo Agostinho, nada era mais importante do que a fé em Jesus e em Deus, e a Bíblia deveria ser analisada levando-se em conta os conhecimentos naturais de cada época. Ele defendia a predestinação, conceito teológico que afirma que a vida de todas as pessoas é traçada previamente por Deus.
Suas obras influenciaram muito o pensamento teológico da Igreja Católica na Idade Média.
Morreu durante um ataque dos vândalos ao norte da África. Foi canonizado pela igreja católica em 1298. Também é considerado um “doutor da igreja”, um “pai teológico”, pelos protestantes; entre os ortodoxos é conhecido como Abençoado Agostinho.

Barbara Bell

Barbara Bell

Barbara Bell, autora de Minimus, é fundadora e diretora do Projeto Minimus, dedicado a divulgar o ensino do latim para crianças.

Helen Forte

Helen Forte

Helen Forte ensina latim e arte na Moreton Hall Prep School desde que completou o doutorado, em 1993. É ilustradora de Minimus e dos livros da série The Roman Mistery Scrolls, inédita no Brasil.